Cirurgia refrativa: como funciona e pra quem é recomendada
- Dr. Ricardo Amantini Filho
- 12 de jan. de 2021
- 2 min de leitura

Se você utiliza óculos de grau pode estar familiarizado com a cirurgia refrativa, mas se você não sabe o que é esse procedimento cirúrgico, como ele funciona e para quem ele é recomendado, esse conteúdo será bastante esclarecedor.
Primeiro precisamos deixar claro que atualmente a cirurgia refrativa é realizada com a mais alta tecnologia disponível no mercado e é minimamente invasiva.
A indicação sempre é realizada por um médico oftalmologista levando em conta as especificidades do paciente, assim como o seu histórico médico, por isso para uma recomendação adequada, consulte um profissional.
O que é cirurgia refrativa?
Esse procedimento é realizado para correção de problemas refrativos ou para eliminar a necessidade da utilização de lentes corretivas.
A cirurgia refrativa é realizada a laser para modelar a curvatura da córnea de forma que faça a correção de problemas de visão.
Os principais problemas que podem ser corrigidos por meio desse procedimento são miopia, hipermetropia e astigmatismo.
Para quem é recomendada a cirurgia refrativa?
Ela é recomendada para pessoas maiores de 21 anos que desejam diminuir a dependência de lentes corretivas. Para isso é necessário que a pessoa esteja com o grau estabilizado e não possua nenhum tipo de doença ocular.
Como dito anteriormente, a recomendação é realizada exclusivamente pelo médico oftalmologista desde que o paciente sinta-se incomodado com a utilização de óculos de grau ou lentes de contato e queira livrar-se deles.
Como funciona a cirurgia refrativa?
A cirurgia refrativa não causa nenhuma dor durante a sua realização. O paciente recebe um colírio anestésico minutos antes do início.
Após isso, ele deita-se em uma maca e olha para um microscópio que vai emitir raios laser direcionados para a córnea. Vale ressaltar que o médico responsável pela cirurgia irá colocar um instrumento posicionado nas pálpebras do indivíduo para que elas não se fechem durante os minutos seguintes.
O procedimento tem duração breve, a recuperação costuma ser tranquila e o paciente poderá retomar às suas atividades em no máximo 3 dias.
Assim como qualquer outro procedimento cirúrgico, a cirurgia refrativa também possui riscos, portanto é fundamental conversar com um profissional para ter total conhecimento sobre eles antes de decidir pela operação.
Tome a decisão baseada em suas necessidades e na opinião do especialista de sua confiança. Se você desejar tirar dúvidas sobre a cirurgia refrativa ou consultar sobre a possibilidade de sua realização no seu caso específico, entre em contato conosco, estamos à disposição para esclarecimentos.
Comments