Como é o funcionamento do olho humano?
- Dr. Ricardo Amantini Filho
- 31 de ago. de 2020
- 3 min de leitura

Para os leigos, a princípio, pode parecer muito simples, mas o funcionamento do olho humano é complexo e também muito interessante.
Esse órgão é o responsável por processar uma grande quantidade de informações que nos rodeia e enviar sinais para o cérebro para que ele nos permita enxergar cores, formas, texturas e movimentos.
Para entender melhor, e de forma simplificada, sobre o funcionamento do olho humano, assim como todos os seus componentes, convidamos você para continuar a leitura desse artigo.
Funcionamento do olho: como enxergamos?
A primeira informação que precisamos compreender é que os olhos visualizam as imagens invertidas e o cérebro realiza a adequação e conversão para que consigamos enxergar tudo da forma correta.
Pode parecer complicado, mas acompanhe a imagem a seguir para entender esse funcionamento. Ao olharmos em direção a algum objeto, a imagem atravessa a córnea e chega até a íris, responsável por regular a quantidade de luz recebida pela pupila.
Após isso a imagem chega ao cristalino e é focada sobre a retina. Essa lente do olho apresenta uma imagem invertida em relação a realidade e os fotorreceptores convertem a informação em impulsos elétrico que são levados até o cérebro por meio do nervo ótico.

Qual é a função dos olhos?
Esse órgão possui função crucial na vida e cada um de seus componentes tem uma especificidade para que enxerguemos corretamente sem sofrer interferências externas.
Proteger
Para dificultar lesões provenientes de acidentes domésticos, por exemplo, os olhos estão alojados e protegidos por órbitas no crânio. As pálpebras e os cílios são os responsáveis por limitar a entrada de poeira e ciscos e as sobrancelhas têm a função de desviar o suor da testa para não atingi-los.
Chorar
Como bem sabemos, outra função dos olhos é o choro. As lágrimas são produzidas pelo organismo afim de proteger o olho de elementos irritantes (vento, pó, fumaça, etc), além de serem uma resposta à alegria ou tristeza sentida pelo indivíduo.
Piscar
Também conhecido como pestanejar, o movimento de abrir e fechar dos olhos produz lágrimas basais que são espalhadas por todo o globo ocular para mantê-lo hidratado e limpo. É uma função de manutenção e limpeza do órgão.
Enxergar
Por último e não menos importante, está a função de ver. Os nossos olhos são os responsáveis por receber luz externa e converter em impulsos elétricos para enviar ao cérebro, de forma que sejam processadas e formem as imagens que enxergamos.
Quais são os componentes do olho humano?
Para que o funcionamento do olho seja entendido completamente é preciso conhecer todos os componentes desse órgão. Veja abaixo!
Esclera: é o branco do olho, a camada externa do globo ocular que protege as camadas internas mais sensíveis.
Cristalino: lente flexível e transparente localizada atrás da pupila, realiza um mecanismo chamado de acomodação que serve para focar objetos em diferentes distâncias.
Pupila: a parte preta em formato redondo localizado no meio do olho, tem função de controlar a entrada de luz no órgão.
Íris: essa é a parte colorida do olho que fica em volta da pupila e controla a quantidade de luz que passa pelo componente citado acima.
Nervo óptico: localizado na parte de trás do olho, é o nervo responsável por enviar os sinais da retina para o cérebro.
Retina: está na parte interna do globo ocular e possui sensores que convertem luz em impulso elétrico levado ao cérebro.
Conjuntiva: membrana fina com função de proteger o olho mantendo-o úmido, reveste a parte anterior do olho e a superfície interior das pálpebras.
Humor aquoso: líquido incolor que está no espaço entre a córnea e o cristalino, tem como principal função regular a pressão ocular e nutrir essa região.
Humor vítreo: líquido gelatinoso que preenche o espaço entre o cristalino e a retina, oferecendo forma e volume para a parte interior do olho.
Mesmo sendo um órgão pequeno comparado a outros do corpo humano, o funcionamento do olho é complexo e muito rico em informações, não é mesmo? Se você gostou desse conteúdo e quer continuar acompanhando textos relevantes, siga o nosso Facebook e Instagram e seja avisado em primeira mão sobre novos artigos.
Comments