top of page

O que é catarata: sintomas e tratamentos



Saber o que é catarata pode auxiliar na prevenção e no diagnóstico precoce do problema de visão que mais causa cegueira no mundo. Por isso, manter-se informado e ter conhecimento sobre a patologia pode ajudar tanto em sua saúde, quanto de um familiar ou amigo.

Neste artigo vamos esclarecer o que é catarata, assim como os sintomas mais frequentes e o possível tratamento. Lembrando que todo diagnóstico de saúde deve ser feito por um médico de sua confiança e as informações contidas neste texto servem exclusivamente para informação. Boa leitura!

O que é catarata?

A catarata é uma doença caracterizada pela opacificação do cristalino, a lente transparente do olho cuja a função é garantir o foco da visão nas mais variadas distâncias.

Essa perda de transparência acontece com o passar dos anos e o avançar da idade, quando o cristalino tem um aumento de espessura e de diâmetro e uma maior rigidez.

Isso é verificado, na maioria dos casos, após os 45 anos. Em casos menos frequentes, é possível diagnosticar catarata congênita, ou seja, bebês podem nascer com a patologia devido alterações em seu DNA.

Quais são os sintomas da catarata?

Os principais sintomas da catarata são a visão embaçada, enxergar brilhos, verificar visão dupla, ter dificuldade para ler, dirigir e se locomover e constatar sensibilidade à luz.

Normalmente, o indivíduo que ainda não sabe o que é catarata, relata ao médico oftalmologista que está sentindo um tipo de nebulosidade na visão, como se os olhos enxergassem de forma mais esbranquiçada o ambiente e os objetos (vide exemplo na imagem acima, a imagem do lado esquerdo representa como enxerga uma pessoa sem catarata, a imagem da direita representa a visão de alguém com catarata).

A dificuldade de ver pode ser leve, com pequenas alterações, assim como pode ser muita intensa, quando a pessoa já está com um grande comprometimento e não consegue distinguir formas e profundidades.

Quais são os tratamentos para catarata?

A catarata possui apenas uma forma de cura que se dá por meio de procedimento cirúrgico. A cirurgia é realizada para substituir o cristalino do olho por lentes artificiais transparentes que desempenham a mesma função.

Com o avanço da ciência, o procedimento para o tratamento da catarata é seguro e realizado em poucos minutos pelo oftalmologista. A lente artificial introduzida no olho é feita sob medida para o paciente e desenvolvida de acordo com a curvatura da córnea.

Normalmente, a pessoa que passa pela cirurgia de catarata vai para casa no mesmo dia e precisa somente tomar alguns cuidados nos dias posteriores ao procedimento.

É comprovado que a catarata além dos outros fatores, também possui relação com radiação solar, por isso, utilizar óculos com proteção UVA e UVB e evitar a exposição ao sol com frequência são formas de prevenção.

Hábitos saudáveis também são fundamentais para a preservação da saúde dos olhos, portanto alimente-se de forma balanceada e sempre que possível pratique atividade física. Ao notar qualquer alteração visual, procure um médico especialista imediatamente.

Agora que você já sabe o que é catarata, quais são os sintomas e o tratamento para o problema de visão, leia também sobre outras doenças visuais verificadas com frequência no Brasil nesse artigo.


Comments


bottom of page