top of page

O que são problemas de refração?


O nome pode parecer complicado, mas os problemas de refração são mais comuns do que você imagina.


Quando os olhos de alguém não focalizam imagens com nitidez e causam visão embaçada, a probabilidade de existir um problema de refração é muito grande.


Nesse artigo você vai entender de forma simples e clara o que são os problemas de refração, quais são as causas mais comuns deles, os seus sintomas e os tipos. Boa leitura!


Mas afinal, o que são os problemas de refração?


Antes de falar sobre o problema, vamos entender o que é a refração. Trata-se do fenômeno em que um feixe de luz atravessa a estrutura do globo ocular com destino a retina para a formação da imagem que será enviada ao cérebro.


O erro de refração é quando a luz não chega com nitidez à retina, devido a desvios provocados pela anatomia do próprio olho, e causa uma visão embaçada no indivíduo.


Quais são as causas desses problemas?


As causas conhecidas dos erros refrativos e detectadas em pessoas com esse problema de visão são:


  • tamanho divergente do globo ocular;

  • imperfeições na córnea;

  • e opacidade dos meios ópticos.


Quais são os sintomas dos problemas de refração?


Os sintomas podem aparecer em pessoas com as mais diversas idades, sendo que elas detectam um embaçamento na visão para focalizar objetos que estão distantes, próximos ou ambos dos olhos.


É normal que um erro refrativo não detectado cause dores de cabeça no indivíduo, pois esse ficará “apertando os olhos” para conseguir enxergar melhor. Também podem ser sintomas o ressecamento, irritabilidade e vermelhidão dos olhos.


Quais são os tipos de erros refrativos?


Certamente você conhece alguém com um ou mais de um erro de refração. Os mais conhecidos são:


  • miopia: quando o globo ocular é mais comprido ou a córnea é muito curva e os feixes de luz focalizam antes da retina – este é um problema que causa dificuldade de visão para visualizar objetos distantes;

  • astigmatismo: aqui o feixe de luz incide em ângulos distintos porque o formato do globo ocular pode ser um pouco oval ou irregular – neste erro de refração a pessoa percebe que a visão fica borrada tanto de perto, quanto de longe;

  • hipermetropia: quando os feixes de luz se encontram em um foco atrás da retina é verificado esse vício refrativo, pode ser causado por conta do globo ocular ser menos ou a córnea mais curva – aqui o indivíduo tem dificuldade para enxergar de perto;

  • e presbiopia: esse problema está diretamente ligado ao envelhecimento e à rigidez do cristalino que pode acontecer com o passar dos anos, o erro é verificado porque o cristalino perde sua capacidade de alterar de formato com facilidade – a vista cansada dificulta a visualização de objetos próximos aos olhos.


Os erros refrativos podem ser tratados com a utilização de óculos de grau, lente de contato ou procedimento cirúrgico para a extinção do problema. A indicação vai de acordo com o médico oftalmologista e as preferências do paciente.


Se além de saber mais sobre problemas de refração, você quiser continuar aumentando o seu conhecimento sobre a saúde dos olhos, veja esse artigo e saiba quando você deve procurar um especialista em oftalmologia.



Comments


bottom of page